domingo, 3 de janeiro de 2010

Memorial de aula

Memorial de aula dia 21.12.2009
Ao iniciar a aula cujo tema seria Período Renascentista, que seria realizada na sala de informática, percebo certa movimentação dos alunos, pois na aula anterior foi anunciado que hoje a aula iria acontecer no laboratório de informática, eles ficaram ansiosos e apreensivos por essa aula. Questionei-me por varias vezes durante o deslocamento até a sala de informática, “o que esperavam aquela daquela aula? e como aquele ambiente lhes era agradável?”
Ao chegar à sala o equipamento técnico já estava todo pronto, (datashow, caixa de som, microfone, computadores), e a turma foi recebida com um layout que transmitia uma linda mensagem de incentivo cujo tema é Nunca pare de sonhar D:\Nunca pare de sonhar.docx juntamente com a agenda da noite que lhes atualizava sobre o que estaria acontecendo durante a noite de estudo Agenda do dia 21.docx. Em seguida convidei os alunos a identificar as imagens (obras renascentistas) apresentadas formadas em pares e integramos nosso grupo de alunos com uma dinâmica que já os convidavam para conhecer um pouco sobre período renascentista e logo em seguida os questionei a respeito de tais obras e para aqueles que não sabiam de forma nenhuma pedi que fizessem uma rápida consulta virtual poderiam fazer em duplas ou trios e todos quiseram ir fazer a pesquisa sozinho. Isso foi bastante produtivo e prazeroso pra todos, percebi o quanto ele gostam de usar o meio virtual como mecanismo do saber, depois houve uma socialização dos aprendizados adquiridos a partir da pesquisa e muitos alunos se empolgaram e falam bastante o que aprenderam até mesmo os mais tímidos ousaram uma breve consulta. No entanto, percebi que há utilização de meios virtuais em sala no momento da aula é muito complicado porque requer certo controle por parte do professor uns querem mostrar tudo que já sabem e outros ainda temem a maquina e ainda existem aqueles que pegariam no equipamento como os propósitos oferecidos pelo professor avaliam que o professor antes tudo tem que saber o que está fazendo pra não se perder em sala.
Após esse momento a turma centrou-se a exibição do vídeo aula e conseqüentemente realizaram uma interpretação o que assistiram com a leitura de imagem, identificando obras e seus respectivos autores estudados no decorrer da aula, novamente os convidei pra fazer uso dos computadores pra consultares novas obras que não foi ainda apresentada e cada grupo deveria apresentar o resultado da pesquisa com participação de todos que anotassem os sites mais interessantes e os mais curiosos, selecionando obras que mais lhes chamou a atenção e montassem um painel dos produtos finais. Foram bastante demorados e divertidos, os alunos fizeram varias descobertas, e o tempo estavam reduzidos pra tanta vontade de pesquisar. Houve o momento da socialização dos trabalhos e foi exposto no datashow, e todos adoraram conhecer o muito do período renascentistas e seus grandes personagens.
Pra finalizar pedi pra que os alunos mais tímidos e retraídos consultassem na internet imagem que avaliaria a noite de aprendizado. Foi bem divertido e descontraído pra todos inclusive pro professor.
Esta aula ficaria maravilhosa trabalhada em conjunto de forma i8nterdisciplinar, com a presença de outros professores como o professor de Física, Artes, Língua Portuguesa, e Filosofia, assim sendo, o aprendizado seria sintetizado e haveria uma integração bem maior entre os professores e alunos em uma única aula.
Avalio a aula de forma produtiva e desafiadora pra nós professores que muitas vezes preferem realizar uma aula “que não dá trabalho” com receio da reação dos alunos caso recorremos a uma aula inovadora e tecnológica. É preciso aceitar os desafios, e compreender que não há necessidades de mudanças se quisermos realizar um bom trabalho, que há necessidades de profundas mudanças se quisermos realizar um ótimo trabalho. De acordo com COSTA 2005, “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.
Sena Madureira - Acre, 21.12.2009
Sainá Soares da Silva

Plano de Aula: Período Renascentista

Atividade 3.5 da Unidade 3: Planejando uma atividade usando mídias digitais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Dom Julio Mattioli
Disciplina: Historia Geral

Ano: Primeiro Turma: PEEM (1, 2 e 3)
Professor (a): Sainá Soares da Silva


2. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)

  • Compreender as modificações culturais e artísticas promovidas pelo renascimento foram fundamentais para a transformação da sociedade;
  • Entender o humanismo como uma parte do processo do Renascimento;
  • Perceber a importância do contexto histórico para compreendermos a forma pela qual os seres humanos inovaram seu cotidiano e sua maneira de se relacionar com outras pessoas.

3. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)

  • Conceituar Renascimento;
  • Identificar os principais personagens do Renascimento;
  • Analisar as modificações culturais e artísticas promovida pelo Renascimento.

4. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:

  • Questionamentos a respeito de obras e produções Renascentistas para uma possível identificação dos alunos.

5. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

  • Projeção em vídeo de imagem: "Santa ceia" “Monalisa” “Homem vitruviano”, que será utilizado para iniciar a discussão sobre o conteúdo;
  • Uso do laboratório de informática para consulta e pesquisa;
  • Atividade proposta, consultar na internet as principais obras e autores do período em estudo
  • Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando obras e autores do Renascimento;
  • Proposição de exercício no livro didático;
  • Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;

6. RECURSOS:

  • Datashow, notbook, câmera digital, pendriver, livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.

7. AVALIAÇÃO:

  • Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

8. TEMPO PREVISTO:

  • 3 h/a.( uma dia de aula)

9. REFERÊNCIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

http://www.sabercultural.com.br/template/obrasCelebres/LeonardoDaVinciMonaLisa.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)

http://www.discoverybrasil.com/web/davinci/historia/Homem-Vitruviano/

Anexos: